Preparativos

Antes de iniciar a programação da GOT, há alguns preparativos necessários. Primeiramente, é necessário conectar a GOT ao PC via USB com o cabo USB (conector mini-B, do lado da GOT), ou via comunicação Ethernet. Somente o modelo GT2103-PMBDS não possui porta Ethernet. A figura abaixo ilustra a comunicação com a GOT.

Package Data/Drivers

Para que as GOTs funcionem, é necessário que elas possuam um Sistema Operacional (OS). Esse sistema operacional é o responsável por gerenciar a comunicação e fazer com que as telas que criadas e carregadas na GOT, apareçam e comuniquem adequadamente com o CLP. É como se fosse o Windows para o PC: É necessária a instalação do Windows para depois instalar os softwares utilitários. No caso das GOT2000, o sistema operacional é chamado de Package Data e não vem instalado de fábrica, portanto é necessário instalá-lo antes de transferir/gravar as telas criadas.

Drivers são dispositivos de software do OS que têm por função realizar e interpretar a comunicação com o CLP. Para cada CLP e para cada tipo de comunicação há um driver diferente, que gerencia o hardware que realiza tal função e interpreta os dados que são trocados. No caso das GOTs, é necessário escolher o driver a ser instalado de acordo com o CLP a comunicar-se.