A ferramenta MELSEC Q Selection System (Tool), auxilia na montagem de uma configuração, principalmente quando se deseja montar uma configuração para orçamento ou para validação quanto à capacidade da CPU em controlar a configuração de I/Os ou da capacidade da fonte de alimentação.

Esse software é livre (freeware) e é um simples executável, não necessitando assim a instalação. Para executá-lo basta descompactar a pasta onde o software se encontra e dar um duplo clique sobre o arquivo executável como ilustrado abaixo:

Ao executar o arquivo acima, janela abaixo aparece. Nessa janela aparecem as opções de CPU com sistema série Q que podem ser selecionadas.

Selecione a opção “Single CPU” (uma CPU) e clique em OK. Em seguida, aparece a janela para que o modelo de CPU seja selecionado. Selecione a opção “Q03UDECPU”, por exemplo:

Em seguida, selecione o modelo do rack, por exemplo, Q38DB:

Selecione em seguida, a fonte de alimentação, por exemplo, Q61P:

O rack, fonte e CPU selecionados aparecem em uma janela como abaixo:

Agora, selecione os módulos a serem adicionados ao rack utilizando os botões “Select” abaixo da figura dos slots do rack, como ilustrado abaixo. Selecione o tipo de módulo e, em seguida, o modelo escolhido:

Se for escolhido I/O module (módulos de I/O digital), uma lista de seleção de modelos de módulos de I/O aparece como abaixo. Por exemplo, selecione o módulo “QX80”:

Uma janela deve aparecer em seguida, para que sejam indicados quantos módulos do tipo selecionado serão utilizados no rack. Selecione dois módulos, por exemplo, e clique em OK:

A janela de ilustração do sistema completo aparece em seguida, com os módulos de I/O adicionados ao rack, como abaixo:

Para remover um módulo de um slot, clique no botão “Select” sob o slot que terá um cartão a ser removido e selecione “Clear this module”.

Esse processo de adição dos módulos deve ser repetido até o último módulo a ser adicionado. Ao finalizar a adição dos módulos, o sistema deve ficar semelhante ao exibido na figura a seguir. Na figura a seguir, são destacadas algumas informações que se pode utilizar para validar o sistema montado e gerar uma lista de materiais para orçamento.

Ao gerar a lista de materiais pelo botão “Purchase list”, é importante observar a coluna “Remarks” da lista. Aí há observações importantes, como a necessidade de acrescentar os conectores necessários a algum módulo. Esses conectores não são inseridos na lista.