Os sistemas mecânicos têm uma característica dinâmica em que, quando determinadas frequências de vibração são aplicadas a esse sistema, ele responde podendo ou não entrar em ressonância, ou seja, respondendo em um ciclo positivo que aumenta gradativamente em amplitude.

Há disciplinas da Física e Engenharia que estudam tais fenômenos que podem influenciar negativamente um sistema como uma máquina durante sua operação. O servo motor, como um conversor eletromecânico de energia também tem um comportamento dinâmico, gerando frequências em função da rotação e ganhos aplicados ao sistema servo controlado.

A ressonância entre a parte mecânica e o servo pode causar instabilidade no sistema de controle do servo causando instabilidades no controle que podem resultar em alarme por sobrecarga no servo.

Machine analyzer é a ferramenta do software MR Configurator2 que tem por objetivo verificar situações de ressonância entre o servo e o sistema mecânico ao qual o servo está conectado durante sua operação. Essa ferramenta gera uma série de frequências no servo motor acoplado ao sistema mecânico e lê a resposta do sistema para gerar um gráfico de Bode (gráfico de ganho e fase em função da frequência). Com esse gráfico é possível configurar filtros para que determinadas frequências aplicadas ao servo motor tenham a amplitude atenuada.